Este teste é um questionário psicométrico concebido para medir as preferências psicológicas na forma como as pessoas entendem o mundo e tomam decisões.
Esse tipo de teste foi originalmente criado por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers.
Baseia-se na teoria conceitual proposta por Carl Jung. Jung teorizou que existem quatro principais funções psicológicas pelo qual nós experimentamos o mundo: Sensação, intuição, sentimento e pensamento. Uma dessas quatro funções é dominante na maioria das vezes.
A teoria dos tipos de personalidade afirma que: Um indivíduo é primariamente extrovertido (E) ou introvertido (I), sensorial (S) ou intuitivo (N), pensandor (T) ou sensitivo (F), julgador (J) ou perceptivo (P).
As combinações possíveis das preferências básicas formam 16 tipos de personalidade diferentes.
Aprender sobre o nosso tipo de personalidade nos ajuda a entender por que certas áreas da vida são fáceis para nós e outras são mais difíceis.
Aprender sobre os tipos de personalidade de outras pessoas nos ajuda a entender a maneira mais eficaz de se comunicar com elas e como elas funcionam melhor.
Uso pratico
O conhecimento dos tipos de personalidade nossos e de outras pessoas nos ajudam em diferentes áreas:
Carreira - Que tipos de tarefas somos mais adequados para executar? Onde se sentimos naturalmente mais felizes?
Gerenciamento de funcionários - Como podemos entender melhor as capacidades naturais de um funcionário e onde ele encontrará mais satisfação?
Relações entre pessoas - Como podemos entender melhor a personalidade de outras pessoas, aumentar nossa compreensão de suas reações às situações, e saber como nos comunicar com elas de maneira eficaz, de um modo que elas melhor entendem?
Educação - Como podemos desenvolver diferentes métodos de ensino para educar diferentes tipos de pessoas de maneira eficaz?
Aconselhamento - Como podemos ajudar as pessoas a se entenderem melhor e a serem mais capazes de lidar com seus pontos fortes e fracos?